Laudo de Caracterização de Vegetação

O laudo de caracterização de vegetação ou também conhecido como laudo de flora é um documento importante para que empreendimentos possam fazer a supressão de vegetação.

Esse laudo é o resultado de estudos técnicos que possuem como objetivo identificar as espécies de flora nativa daquela área.

Por ser um laudo bastante completo, ele permite que o empreendimento faça a supressão da vegetação e guia o reflorestamento posterior na região. Evitando que o reflorestamento seja feito com a vegetação inadequada para o local.

Esse tipo de laudo contribui para que a supressão de vegetação não seja tão danosa ao meio ambiente. Uma vez que possibilita e guia o reflorestamento adequado.

O que é importante para que a mesma vegetação seja plantada na região e isso proteja todo o ecossistema que depende da vegetação nativa.

Fonte: https://unsplash.com/photos/3ux6TnSApDs

Quais processos exigem o laudo de caracterização de vegetação?

Existem alguns processos que só podem ser feitos mediante a confecção de um laudo de caracterização da vegetação local.

O laudo será solicitado como um estudo de determinado meio em caso de algumas intervenções, como:

  • Processos de desmatamento;
  • Em caso de supressão de vegetação;
  • Caso ocorra alguma intervenção em área de preservação permanente.

Muitas são as atividades corporativas que acarretam a necessidade de supressão da vegetação natural.

Existem níveis aceitáveis de intervenções ambientais. Mas é preciso que um órgão ambiental responsável analise as solicitações da empresa a partir de um laudo de caracterização da vegetação.

Com base nas informações que constam no laudo será possível definir o que é uma supressão aceitável e se existirá a necessidade de reflorestamento.

Como o laudo de caracterização da vegetação é feito?

Um laudo de caracterização da vegetação é um estudo que será conduzido na área solicitada pelo cliente. Em geral, o estudo demora alguns dias para que fique pronto, pois são vários fatores a serem considerados.

Visando que seja possível emitir um laudo realmente consistente e realista para que a empresa apresente aos órgãos competentes.

Com base nesse tipo de laudo, os órgãos ambientais sinalizam se haverá a necessidade de reflorestamento e poderá liberar o funcionamento do empreendimento.

É um documento obrigatório no licenciamento ambiental

Para que um empreendimento tenha seu licenciamento ambiental e possa ocupar uma determinada região da cidade, é preciso que o laudo de caracterização da vegetação seja feito.

Para isso, é preciso que o laudo seja emitido por uma equipe de profissionais qualificados. Contribuindo para que esse documento tenha valor para o órgão ambiental e a licença possa ser obtida.

O laudo de caracterização de vegetação é feito a partir de várias análises no local em que o empreendimento irá atuar. Por isso mesmo, é um processo que tomará alguns dias de uma equipe de técnicos e engenheiros.

A partir do estudo feito em campo, é possível gerar um laudo que é totalmente individualizado para o seu empreendimento.

A RNS Ambiental é especialista nesse tipo de trabalho. Contribuindo para que sua empresa tenha o licenciamento ambiental em tempo hábil para que o empreendimento possa ser iniciado na localidade pretendida.

Sempre gerando o mínimo de impacto ambiental possível, com a máxima qualidade e eficiência para o seu empreendimento.

Existem normas técnicas a serem seguidas

Fazer um laudo de caracterização de vegetação não é tão simples quando um bom profissional pode parecer ser. Esse tipo de laudo é emitido a partir de uma análise completa da região.

Ao perceber que haverá a necessidade de supressão de vegetação nativa ou qualquer outra necessidade para que o empreendimento possa ser realizado, o técnico irá adaptar seu laudo.

De forma que ele siga todos os procedimentos de elaboração solicitados pela Cetesb, possibilitando que o laudo seja completo e suficiente para agilizar o processo de obtenção da licença ambiental.

Isso contribui para que o processo de implementação de seu empreendimento ocorra de forma mais ágil. Evitando que por erros no laudo o documento tenha que ser revisto e a autorização ambiental demore ainda mais para ser obtida.

Afinal, o objetivo é que o empreendimento cause o menor impacto possível e seja feito com agilidade. De maneira que seu funcionamento pleno possa ser conquistado em poucos meses e isso contribua para potencializar os resultados de seu negócio.

Para tal, é fundamental que o estudo gerador desse laudo seja conduzido por especialistas experientes na área. Garantindo o máximo de eficiência em cada apontamento durante o estudo.

Em caso de supressão de árvores, por exemplo, o profissional deverá apontar em seu laudo qual é o projeto de plantio com indicação na planta das áreas que serão recompostas e coordenadas geográficas.

Portanto, o processo não é extremamente simples de ser executado. Em áreas mais amplas, é fundamental que esse tipo de laudo seja feito por pessoas experientes para que nenhum dado passe despercebido. Isso evita dificuldades na obtenção de seu licenciamento ambiental.

Por isso mesmo, você pode confiar seu laudo de caracterização de vegetação aos profissionais experientes da RNS Ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima