Gerenciamento Ambiental de Obras

O gerenciamento ambiental de obras é uma obrigatoriedade de acordo com a complexidade da obra em questão.

A etapa de gerenciamento ambiental das obras se inicia antes mesmo da obra em si. Quando a equipe de supervisão ambiental é contratada para trabalhar em conjunto com a equipe de engenharia.

Essa contratação resulta na otimização dos custos e melhor planejamento da obra. O que contribui para a alocação adequada dos recursos na obra, reduzindo consideravelmente os custos de todas as etapas.

fonte: https://unsplash.com/photos/vBfEZdpEr-E

Como o gerenciamento ambiental de obra funciona?

O gerenciamento ambiental é parte importante da obra para assegurar que o empreendimento irá ser efetivo sem causar impacto ambiental.

Por isso, a rotina de gerenciamento ambiental de obra funciona implementando procedimentos e uma rotina de inspeção para garantir, por exemplo, o manejo adequado de resíduos.

O que é importante até mesmo para que o empreendimento seja eficaz no descarte desses resíduos, gerando economia para a obra como um todo.

Além disso, o gerenciamento ambiental é responsável por reduzir ao máximo os impactos da obra, reduzindo a poluição que ela pode causar naquele espaço.

Auxilia nos requisitos ambientais

Suponhamos que o empreendimento em questão é um shopping, que está se instalando na região e a obra levará 1 ano e 6 meses para ser concluída.

Durante esse período, o gerenciamento ambiental da obra será responsável por emitir todos os documentos necessários para que a obra possa acontecer.

Nesse período em que o empreendimento está se instalando, é preciso em muitos casos usar banheiros químicos, fazer a supressão de vegetação natural e muitos outros cuidados.

Todas essas etapas são acompanhadas e requerem dados técnicos que o seu gestor ambiental de obras irá proporcionar.

Para que a supressão de vegetação nativa ocorra, é preciso realizar um estudo e até mesmo oferecer o replantio em outra área que será indicada no estudo técnico.

Portanto, existem muitas etapas de uma obra que requerem o auxílio de profissionais que façam a gestão ambiental desse novo empreendimento.

Caso o empreendedor opte por contratar mão de obra especializada para cada nova demanda ambiental que surja, isso vai sair muito mais caro ao final da obra.

Além de pesar no bolso, a contratação a cada necessidade pode ocasionar atrasos no cronograma da obra. O que é ainda mais prejudicial para a empresa que está investindo nessa obra.

Quando contratar um gestor ambiental de obra?

Quando se trata de um empreendimento de grande porte, como a construção de um hotel, universidade, escola, shopping ou condomínio, é interessante que essa contratação seja efetuada.

O momento ideal é que a contratação do gestor seja feita antes mesmo que a obra se inicie. De modo que toda a parte ambiental possa ficar sob responsabilidade desse profissional.

Que também atuará procurando evitar desperdícios que possam causar impactos ambientais indesejados. Um exemplo muito simples e que, é infelizmente muito comum na obra é o desperdício de massa de cimento.

Isso custa caro ao final da obra, dependendo de quanto foi desperdiçado e gera resíduo a ser descartado, o que é um outro custo.

Portanto, todos esses mínimos aspectos são avaliados e corrigidos por um gestor ambiental de obra. Evitando que o empreendimento custe muito mais do que seria necessário.

E principalmente lidando com a questão do impacto ambiental dessa grande construção, que tende a mudar o ecossistema.

Qual profissional contratar?

O ideal em obras de grande porte é contratar uma equipe como a RNS Ambiental. Ao contratar uma empresa especializada, todo o processo é acompanhado por múltiplos profissionais.

E isso é muito benéfico para o empreendimento que será visto por profissionais com múltiplas capacidades. A equipe da RNS Ambiental, por exemplo, atua em diferentes frentes para minimizar os custos, otimizar o tempo de aquisição de suas licenças ambientais e obter os melhores resultados.

O objetivo é que o trabalho em equipe gere os melhores resultados para o seu negócio e que o meio ambiente seja preservado durante todo o processo.

É por isso que, ter uma equipe de profissionais técnicos especializados e experientes faz toda a diferença para que sua obra funcione e seja econômica.

Quando a equipe é contratada desde o início de seu projeto, todo o planejamento ambiental é feito de maneira adequada, diminuindo os impactos da construção.

E isso garante que as licenças ambientais possam ser conquistadas de acordo com o prazo esperado e os laudos solicitados pelos órgãos ambientais sejam emitidos em dia.

Evitando que a obra seja parada por problemas com licenças ou que o empresário receba qualquer tipo de multa por atuar incorretamente.

O acompanhamento é fundamental

Muito embora os profissionais sejam mais solicitados no início da obra, é preciso manter a equipe atuando ao longo da implantação desse empreendimento.

Com o passar dos meses, é preciso enviar aos órgãos competentes toda a documentação referente às comprovações das práticas adotadas na obra.

Demonstrando aos órgãos competentes que a obra destina corretamente seus resíduos, que o replantio foi executado e que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas.

Por isso, ter um gerenciamento ambiental acompanhando sua obra é fundamental para que ela ocorra de forma tranquila e econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima