Estudo e Laudo de Fauna

Está precisando de um estudo e laudo de fauna? O laudo de fauna é emitido a partir de um estudo utilizado como forma de conhecer os componentes da diversidade animal de um local. Obviamente, o estudo possui um tempo determinado para ocorrer.

A partir disso, o profissional qualificado que conduz o estudo é responsável por criar uma lista de espécies presentes naquela área.

Não se restringindo somente ao fato de montar a lista, o processo é complexo e pode ser necessário utilizar uma amostragem.

Além de listar os animais presentes naquele local é preciso conhecer sua taxonomia e ecologia. Esses dados costumam balizar a análise a ser feita por órgãos ambientais.

Por que o laudo de fauna é necessário?

Geralmente, o laudo de fauna é solicitado quando o empreendimento irá causar algum impacto sobre o ambiente no qual esse empreendimento vai se instalar.

Quando ocorre supressão de vegetação nativa, por exemplo, é comum que seja solicitado o laudo de fauna. Justamente por entender que o desenvolvimento da fauna está associado a boa condição de vegetação e habitat desses organismos.

Por ser fundamental para a manutenção do equilíbrio de ecossistemas, a fauna deve ser estudada para que possa ser preservada.

É importante considerar durante o processo de estudo de fauna, que muitas regiões são áreas de repouso de espécies migratórias.

Por isso mesmo, um laudo desse tipo deve ser confeccionado por um especialista que considere não só a época em que o estudo está sendo montado. Analisando também essa possibilidade.

Considerando que, os ecossistemas são formados por cadeias em que cada animal possui um papel específico. Caso apenas uma espécie seja extinta daquela localidade, todo o ecossistema pode ser negativamente afetado.

Como um estudo de fauna é realizado?

O método que será utilizado no estudo costuma ser definido pelo órgão ambiental que está responsável pelo licenciamento do projeto em questão.

O órgão ambiental irá delinear o período de amostragem, que é de grande importância nesse tipo de estudo.

Afinal, o período define se haverá informação suficiente para a correta amostragem da fauna local. Devido ao Brasil ser um país de dimensões continentais, é comum que a fauna corresponda às variações sazonais.

Dado este que deve ser considerado nos laudos de fauna, justamente para que o ecossistema local seja preservado.

Considerando o que já dissemos anteriormente, tendo em vista as regiões que se configuram como áreas de repouso de espécies.

O levantamento depende da espécie analisada

Um estudo de fauna que engloba répteis e anfíbios é conduzido de forma bastante diferente de um estudo para o levantamento de aves, por exemplo.

Isso ocorre devido aos métodos que são utilizados para analisar cada tipo de espécie. Os levantamentos podem usar apenas fotos e áudios, enquanto outros requerem captura e marcações de animais.

Por isso mesmo, é fundamental que esse tipo de análise seja feito por especialistas. Que saberão conduzir o estudo de acordo com as normativas que são indicadas pelo órgão ambiental competente.

De maneira que esse tipo de estudo não traga qualquer impacto negativo para os animais que estão sendo estudados.

Uma captura, por exemplo, não pode gerar qualquer tipo de lesão ao animal capturado. Seu objetivo é meramente marcar o animal para acompanhamento.

Portanto, o animal precisa ser conduzido por profissionais em todo o processo de captura e marcação. Com o objetivo de preservar sua integridade.

Nunca é simples e rápido

Conduzir um estudo e laudo de fauna nunca é um processo simples e rápido, ao contrário do que muitos pensam.

A depender de qual seja o tipo de estudo, semanas serão necessárias para identificar a fauna local. Considerando não só os aspectos da região durante o período em que o estudo é conduzido, como também analisando dados de estudos em outros períodos.

Isso contribui para identificar se a região estudada é local usado por outras espécies ao longo de diferentes períodos do ano. Portanto, esse tipo de estudo nunca é conduzido de forma extremamente rápida.

É fundamental contratar serviços de um especialista

É comum que as empresas queiram economizar ao máximo em seus empreendimentos para potencializar os resultados e lucros.

No entanto, quando se trata de um estudo e laudo de fauna, é fundamental contratar um especialista na área. Ao contratar um especialista ou empresa especializada, o resultado do estudo e do laudo emitido tende a ser muito mais confiável.

O que impacta positivamente na hora de obter o desejado licenciamento ambiental. Contratar uma empresa como a RNS Ambiental, é uma medida para garantir que o resultado do laudo é confiável.

Fruto de processos rigorosos que estão de acordo com o esperado pelo órgão ambiental que irá analisar esse estudo.

Quando o estudo é bem conduzido de acordo com as definições do órgão ambiental competente, o resultado tende a ser a liberação de seu empreendimento para atuar na região pretendida.

Portanto, esse é o tipo de investimento que deve ser feito com bastante análise. Além da consciência de que a contratação trará bons frutos, por ter analisado a reputação do profissional ou empresa que irá fazer o estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima