Drenagem de Águas Pluviais

Você já se questionou como é feito o sistema de drenagem de águas pluviais? Esse tipo de sistema de drenagem exige um projeto minucioso.

Projeto este, que deve ser feito por um profissional capacitado ou uma equipe. Contribuindo para que todo o processo de drenagem seja bem-sucedido.

Fonte: https://unsplash.com/photos/GXEZuWo5m4I

Drenagem de águas pluviais e a mudança climática

Um aspecto muito importante de ser considerado no projeto são as mudanças climáticas, que estão ocasionando chuvas em períodos diferentes, com intensidades diferentes.

No Brasil, as chuvas estão se tornando mais frequentes ao longo dos últimos anos e com picos de intensidade, chovendo muito em curto período de tempo.

Esse fenômeno pode ocasionar falhas para o sistema de drenagem, caso o mesmo não tenha sido projetado para suportar chuvas intensas.

Por isso mesmo, o ideal é que todo empreendimento seja construído com um sistema que suporte chuvas intensas. De forma que a água da chuva não seja um inconveniente com o qual lidar em dias de chuvas intensas.

Drenar adequadamente a água é fundamental para evitar acidentes e problemas estruturais. Além disso, o sistema também pode ser pensado para gerar algum aproveitamento da água da chuva. Contribuindo para que o empreendimento seja mais econômico e sustentável.

Utilização de calhas para drenar a água

O habitual é que, toda construção possua calhas que foram calculadas para escoar a água da chuva. A posição da calha deve ser pensada para que, de acordo com a sua posição não ocorra qualquer acúmulo de água.

De modo que, toda a água da chuva possa escorrer pela calha e escoar de forma rápida pelos condutores. Levando toda a água da chuva para uma caixa enterrada de coleta, de onde a água será despejada na rede pública.

Todo o sistema precisa ser calculado por especialistas, de modo que a água escoe de forma rápida. Evitando qualquer tipo de acúmulo ao longo do percurso que essa água irá fazer até ser escoada na rede pública.

Os acúmulos são responsáveis por ocasionar problemas graves, como infiltrações na estrutura. Podendo, inclusive, ocasionar a ruptura da estrutura de escoamento de água.

Portanto, é fundamental que o projeto de drenagem de águas pluviais seja feito com um especialista na área.

Contribuindo até mesmo para que seu empreendimento possa reaproveitar essa água. Quando a construção é feita com esse tipo de planejamento, isso resulta em menos desperdício e muita economia.

A água da chuva pode ser usada posteriormente para regar plantas e também para abastecer as descargas de banheiros do empreendimento.

Vale a pena fazer o reuso de águas pluviais?

Sim! As águas pluviais podem ser reutilizadas em seu empreendimento de diferentes formas. Sem o correto tratamento, é possível usar para lavar piso, fazer a higiene de áreas comuns, regar plantas e para as descargas, por exemplo.

Caso o objetivo seja ter um empreendimento mais sustentável, é possível inclusive projetar uma forma de tratar a água da chuva. De maneira que, seja possível utilizar essa água que ficará potável.

Muito embora essa não seja uma prática comum no Brasil, reutilizar a água da chuva torna o empreendimento muito mais sustentável e econômico. Principalmente quando o seu empreendimento é de maior porte.

Existem diferentes estratégias para a drenagem da água

É importante salientar que, cada empreendimento deverá adotar uma estratégia que seja mais econômica e que funcione melhor para a sua estrutura.

Isso varia bastante de acordo com o tipo de empreendimento, a estrutura de telhado e outras questões que devem ser consideradas.

É por isso que, cada imóvel requer um tipo específico de projeto para lidar com a drenagem das águas pluviais.

Sendo importante que o profissional envolvido no projeto conheça a estrutura do prédio, avalie os melhores materiais e acompanhe também a instalação dessa estrutura.

De forma que, toda a etapa de planejamento até a execução do sistema de drenagem seja feita por especialistas.

Evitando que qualquer problema possa ocasionar falhas em seu sistema de drenagem. Contribuindo para que a estrutura não tenha infiltrações e também seja capaz de suportar períodos de chuvas mais intensas.

Risco da água parada nas calhas

É muito importante que a angulação da calha seja apropriada ao ser instalada. Evitando problemas no escoamento da água.

Outro aspecto que deve ser considerado no projeto é que, esse tipo de sistema de drenagem costuma acumular sujeiras ao longo do tempo.

O que pode ocasionar dificuldade de escoamento da água da chuva, podendo comprometer todo o sistema de drenagem. Afinal, a água irá acumular, podendo ocasionar até mesmo o rompimento da calha por causa do peso da água e sujeiras.

Portanto, os sistemas de drenagem que usam calhas devem receber manutenções periódicas. Visando que o sistema esteja pronto para suportar uma chuva intensa sem apresentar qualquer dificuldade.

E se você está buscando um profissional que possa projetar o melhor sistema de escoamento de drenagem de águas pluviais para seu empreendimento, entre com contato conosco! Nossa equipe está sempre preparada para te atender e cuidar da parte técnica de seus projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima